O World Logistics Passport (WLP) criado pelo Governo de Dubai, gera oportunidades para empresas e governos melhorarem ativamente as rotas comerciais existentes e desenvolverem novas, por meio do primeiro programa de fidelidade logística do mundo para despachantes e comerciantes.
Iniciativa global liderada pelo setor privado, projetada para suavizar o fluxo do comércio global, desbloquear o acesso ao mercado e fornecer eficiência econômica aos membros. O programa é gratuito para participar e aberto a todos.
Habilitado pelos principais parceiros logísticos, como aeroportos, portos e alfândegas, o WLP oferece benefícios financeiros e não financeiros a comerciantes e despachantes de carga em recompensa por aumentar seu comércio. O WLP, o primeiro esquema global de fidelidade de frete do mundo, beneficia as empresas ao reduzir os custos da cadeia de suprimentos e garantir que as mercadorias sejam transportadas com mais rapidez e eficiência. Isso é alcançado por meio do acesso a benefícios, como desembaraço alfandegário mais rápido e tratamento prioritário, e leva a um aumento de 2 a 3% no valor do comércio em um período de dois anos.
Desbloquear esses benefícios permite que nações e regiões tenham acesso a novos mercados, diversifiquem o comércio de produtos existentes e aumentem as participações de mercado em produtos de exportação importantes nas economias em desenvolvimento.
Mais de 20 países assinaram a iniciativa política, incluindo Brasil, Índia, África do Sul, Vietnã, México, Malásia, Quênia, Paraguai, Equador, Colômbia, Uruguai, Senegal, Cazaquistão, Tailândia, Indonésia, Etiópia, Botswana, Zimbábue, Moçambique , Burkina Faso e Guiné. Grandes corporações multinacionais, incluindo UPS, Pfizer, Sony, Johnson & Johnson e LG, também estão envolvidas no WLP.